Dicas para nadar no mar sozinho

Você nada no mar sozinha!!! Essa frase quase sempre vem seguida de um olhar assustado, até porque não é o mais seguro mesmo, mas a falta de opção nos torna criativos e até corajosos. Com isso desenvolvi algumas técnicas para praticar a minha atividade do coração, me manter em segurança e não furar o treino. Dá uma olhada!

Screenshot_20170321-081049Respeite o mar – Regra fundamental sozinha e até em grupo. Sempre chego na praia e fico cerca de 5 minutos olhando para ele, vendo para onde está indo a correnteza, vento, se tem barcos, outros nadadores e sentindo o “clima”. Se por acaso me sinto insegura com alguma coisa não entro.

Conheça o mar – o ideal é praticar sempre no mesmo ponto para que você reconheça as mudanças que ocorrem. Além disso, você pode ter no seu celular um app que mostre as condições de maré antes mesmo de sair de casa (isso ajuda a não perder tempo também). Normalmente esses aplicativos são para surfistas, então quando disser que está bom para pegar ondas significa que não está para nós e vice versa. Eu uso o Broo que informa até a temperatura da água.

Avise onde vai – Nunca saio de casa sem avisar que estou indo nadar e em qual lugar. Na praia também dou aquele bom dia maroto ao Salva-vidas e cumprimento o barraqueiro que fica próximo. Não que isso possa evitar de que algo aconteça, mas pelo menos se acontecer sabem onde me achar.

Use toca colorida e vibrante – Não é à toa que as tocas do Rei e Rainha do Mar são de cores como laranja florescente, amarelo marca texto, rosa shock, azul anil, elas servem para que qualquer um possa te ver, seja de dentro ou de fora da água.

Nade paralelo a orla – E de preferência não muito fundo. Desta forma se você tiver câimbra, o mar mudar ou cansar fica mais fácil sair ou pedir ajuda.

20150712_075901.jpgNão leve nada – Lembre-se que você vai ficar com a cara dentro da água então não rola de deixar as coisas na areia. Eu vou de bike e é nela que tenho que guardar tudo, por isso só uso uma camiseta ou shorts velho e chinelo idem e prendo esses item no cadeado. A chave prendo na alça do maiô. E a garrafa de água descartável deixo num saco de mercado amarrado no guidom. Se roubarem alguma coisa o prejuízo é pequeno.

Não faça bravura – Eu sei que a gente sempre está querendo quebrar nossos limites, mas o mar não aceita erros. Se você está acostumado a nadar mil metros e quer aumentar a distância, vá aos poucos. Está se sentindo mais cansado, pare. Achou que a maré mudou, sai. Não se arrisque!

mod nadar no mar.jpgFixe pontos – de preferência fora da água e que não se mexa. Bons exemplos são prédios, quiosques, posto de salva-vida, pedra. Isso te ajuda a perceber se está ou não saindo do lugar (tem áreas de correnteza que você não consegue ir para a frente), até onde pode ir e se está na rota certa.

Mantenha a atenção – e ouvidos abertos.  O maior aliado do nadador do mar é o nado de aproximação (cabeça para fora da água e olhar para frente a cada 7 ou 10 braçadas). Use e abuse deste recurso, veja o que está em volta, escute, preste atenção em tudo. Ouviu barulho de barco, pare e olhe. Ouviu assobio, pare e olhe (normalmente os surfistas e pessoal de sub usa esse recurso para avisar). Sentiu uma ondulação diferente, pare e olhe! No começo pode parecer que você vai parar muitas vezes, mas com o tempo e conforme você se sente seguro isso vai diminuir.

Não tenha medo – mas tenha respeito pelo mar. Muitas pessoas tem medo de bicho, tubarão, se incomoda de não poder ver o fundo ou se desorienta na escuridão (as vezes é tudo preto mesmo, as vezes é um caribe), isso pode provocar pânico o que dificulta a respiração. Se acontecer pare, observe a sua volta, boie e se for o caso saia. Não tenho receio de nenhuma destas coisas, mas uma vez vi no fundo um cabo de vassoura e achei que fosse uma cobra, tive medo, precisei parar, perceber o erro e me acalmar.

Convide alguém para nadar com você – sozinho é bom, mas acompanhado é muito mais legal. Juntos um puxa o ritmo do outro, um cuida do outro, dá para ir mais longe e ainda rola um pós treino divertido. Adoro treinar em grupo também, só não é sempre que dá. Rs

11693951_1620773551512181_7032804514402379932_n.jpg

Uma coisa que acho fundamental dizer, se você nunca nadou no mar não faça isso sozinho. Eu vou desacompanhada pois já tenho bastante pratica em águas abertas, mas não foi sempre assim. Quando iniciei nas travessias precisei de ajuda e fui diversas vezes em grupo ou o com o técnico. Preserve-se e tenha uma vida longa na natação!

Deixe um comentário