Cinco erros comuns a iniciantes de corrida

Eu já fui iniciante e, acredite, todo mundo também! E todos cometeram os erros abaixo e mais um montão de outros que não me lembrei para escrever. Eu sei que quando começamos a correr e olhamos aqueles perfis fodásticos no instagram (não é o meu, mas me segue lá – Fefeaos40) achamos que é fácil para todo mundo menos para a gente, ou que tem algo mágico que eles conhecem menos nós. O que tem é treino e muito – MUITO – truque nas redes sociais!

IMG_1546.JPG
Nossos primeiros 5k

Mas vamos aos 5 erros mais comum de todos:

– Comprar um tênis ultra, máster, blaster de corrida: Deixa eu te contar um segredo… tênis não vem com motor! É importante sim ter um calçado apropriado para a prática mas nem sempre o mais tecnológico ou o mais caro irá te atender. Minha dica seria para investir num com bom amortecimento pois há grandes chances de você estar acima do peso e ele te ajudará nesse início.

– Investir em todos os acessórios possíveis: Acredite para correr você não precisa de relógio de Marte, manguito ou pernito, óculos de triatleta, luva, bermuda supersônica ou qualquer coisa que custe os olhos da cara. Na verdade você só precisa de um shorts e uma camiseta (vide os tiozões que arrasam sem nada). Sem contar que você nem sabe o que será útil ou não, cada corredor sente necessidade de itens diferentes ou se adapta a eles. Eu por exemplo tenho sentido necessidade de um manguito, mas isso após 3 anos de corrida.

fabmagia– Correr sem água: Esse erro é o que mais me incomoda e o que tenho vontade de parar o corredor e dizer “você está fazendo isso errado!”. Água é fundamental, principalmente quando estamos começando e parece que a sede é maior. Já se for verão (principalmente no Rio de Janeiro) ela é item obrigatório para você não ter um piripaque. Uma dica: já que quer tanto investir em acessório compra um cinto de hidratação. Esse da Fabmagia é lindo!!!

bacaa0e9f182eab62ae76d8f82cbe396
Fernanda Nia

– Correr rápido: Pode parecer um pleonasmo já que se pressupõe que correr é sempre rápido, mas corrida é mais constância que velocidade. Muita gente começando dá uns piques e logo para por falta de ar e fica frustrado achando que não consegue correr. Experimente ir devagar e você irá mais longe. Velocidade é uma coisa que se adquire com o tempo.

– Comparar o seu pace com o da galera na internet: Está aí um erro que pode gerar uma cobrança absurda e até te afastar da corrida. O pace não faz um corredor! Tendo isso em mente você tem que sempre fazer o SEU melhor e curtir cada uma das SUAS vitórias. Isso me criou um desgosto tão grande que passei 1 ano sem correr e sem a menor necessidade.

Se você está começando agora eu te desejo “boas vindas” e quero te lembrar que é difícil sim, que o tal vício em endorfina não acontece rápido e o amor pela corrida não é a primeira vista. Aproveita e dá uma lida neste outro post que pode te ajudar – 10 coisas que ninguém te conta sobre corrida.

Caso queria ler meu relato sobre porque fiquei um ano sem correr – Correr contra o relógio ou por prazer?

Deixe um comentário